Apesar da retirada do meu Char principal da Hey Manollo's, ainda faço parte da guilda, e continuarei a utilizar este blog! Deixei Ricky, no comando, mas sempre estarei presente na guilda e no blog. E hoje trago a vocês algo bastante polêmico:
Uma entrevista feita com Lichen, programador da Ankama, sobre o sistema Koliseu!
Citação:
A perda de condição dos troféus foi, provavelmente, uma mudança
esperada no sistema mas isso não torna a participação dos jogadores um
pouco inexistente?Não deveríamos considerar ligar a condição do troféu
com a participação regular no Koliseu? Por exemplo: uma vez por mês, o
suficiente para garantir a participação regular do jogadores, e traria
sangue novo, sem ser muito frustrante ou obstrutivo.
Lichen: Condições temporárias são bastante complexas de implementar, e
potencialmente, um pouco confuso para os jogadores.Eu acho que nós
deveríamos estar a pensar em outras recompensas de prestígio (cosméticas
ou outras) para valorizar as recompensas do Koliseu.
Citação: Para
além disso, alguns jogadores lamentam que esses dispositivos poderosos,
às vezes competindo com Dofus, tenham um baixo pré-requisito para serem
equipados.Dando assim uma sensação de que não foram merecidos (o
sistema inicial solicitava pelo menos um esforço para utilizar o
troféu).
Lichen: Parece-nos
importante que os troféus permaneçam acessíveis, um dos seus papéis é
substituir Dofus para aqueles que não os têm.Não excluímos a
possibilidade de adicionar alguns pré-requisitos, (?) mas não serão
baseados na probabilidade (?).
Citação:
Os jogadores também lamentam que os ganhos no Koliseu não incentivam
fazer várias lutas por dia. O equilíbrio é difícil neste ponto, a
actividade deve ser interessante para um jogador casual, e também evitar
diferenças muito grandes entre os jogadores. Mas, encorajar um pouco
mais de envolvimento seria visto como algo positivo para esses
jogadores.
Lichen:Uma vitória diária pode muito bem envolver uma hora de jogo
(20 minutos de luta, 10 minutos de pesquisa, ganhou uma de duas lutas em
média).Parece também, significativamente irrelevante, um investimento
diário de mais de uma hora em PVP.Implementar recompensas degressivas (a
partir da recompensa máxima diária) seria talvez uma solução, mas é um
pouco complexo para implementar e compreender.(?) Não vejo as vitórias
classicas suplementares como pequenas recompensas, prefiro ver a
recompensa diária como algo muito valioso (?). Esta não é a mesma
coisa.Era esse o nosso objectivo, reduzir a diferença entre aqueles que
participam regularmente no Koliseu mas com um tempo de jogo reduzido e
aqueles que dedicam imenso tempo ao Koliseu.Uma recompensa diária
significativa no Koliseu também motiva muitos jogadores a participar,
porque eles vão receber uma recompensa muito boa uma vez por dia, em
relação ao tempo investido se bem que, o sistema Koliseu não relata
muitas recompensas.
Citação:
A dificuldade de encontrar grupos em níveis muito altos é vista como
frustrante para alguns jogadores que têm em vista pergaminhos de
feitiços como recompensa.Muitos ainda consideram o custo destes
pergaminhos como muito alto, enquanto era algo que costumava ser mais
acessível.Os tempos incompreensíveis são elevados por causa de elementos
que não dependem do jogador, como por exemplo: ao querer fazer a luta
que é permitido por dia não pode porque muitas vezes não há pessoas
suficientes online para isso.
Lichen: Nós já explicamos que, o aumento do preço dos pergaminhos não
nos incomoda, porque o preço está próximo da raridade que lhes
demos.Sabemos que, em alguns níveis eles se tornam difíceis de obter,
mas continuam disponíveis e intercambiáveis.Eu sei que é difícil pros
jogadores perceberem que o progresso de uma personagem de nível alto
pode depender de uma personagem de nível mais baixo (porque estes
encontram lutas no Koliseu mais facilmente), mas o sistema económico do
DOFUS permite esta interação entre os diferentes grupos de jogadores. A
resposta mais apropriada para este problema baseia-se, certamente, na
criação de um Koliseu entre vários servidores, este é um projecto que
nos está no coração, mas no entanto, como ja expliquei, não podemos
garantir que o vamos fazer, muito menos anunciar uma data de lançamento,
este é um projecto extremamente complexo que implica profundas
alterações nos servidores do jogo, que nunca foram pensados para
interagir, comunicar e trocar dados uns com os outros.
Citação:
Finalmente, um último ponto: o Almanax permite enviar um alerta
diário que lembra o jogador que pode fazer a missão do dia. Seria
interessante ter um alerta do mesmo tipo para o Koliseu?Alguns jogadores
devem ser como eu: querem fazer o Koliseu mas se esquecem de
registrar.Claro, esse alerta deve ser desligado (para não atacar um
jogador). A multiplicação desses alertas também podem diminuir a
eficácia: falta saber se ter 2 (Almanax e Koliseu) é uma preocupação.
Lichen: O alerta diário do Almanax justifica-se porque é um recurso
baseado em um calendário, e este alerta tem um conteúdo exclusivo todos
os dias (nome dos Meryde).Eu não acho que a criação de alertas diários
para o Koliseu, Dopples ou qualquer outro conteúdo diário (missões
diárias, etc) é viável sem correr o risco de cair numa enxurrada de
licitações e notificações.Eu compreendo a necessidade e a procura, mas
talvez devemos considerar primeiro um sistema mais genérico e menos
intrusivo para apenas lembrar, ou sugerir conteúdo "interessante"
acessível para as personagens.
Abraços, Dark-Mask!