Posted by : Unknown
quarta-feira, agosto 15, 2012
Navegando nos fóruns Pt/Br, vi este tópico e repasso para os Manollo's ;D
Quanto será o dano dessa belezinha? |
Oque esse guia te dirá:
1. O que procurar em equipamentos para aumentar seu dano
2. A diferença entre %dmg e +dmg” e como eles funcionam juntos
3. Como funcionam os cálculos de dano no jogo
Parte 1s tipos de dano no Dofus
range">1. Dano aumentado por porcentagem
É o modo primário de aumentar o seu dano. Aumentar Força, agilidade, inteligência e sorte aumenta o dano relativo ao elemento em porcentagem. Um equipamento que conceda bônus em %dmg também faz a MESMA coisa.
Além disso magias que multiplicam o dano fazem a mesma coisa, o dano não é realmente dobrado ou triplicado mas recebe um bônus de +100% ( ou +200% se for triplicado).
Quando você da dano, esses são os primeiros modificadores somados, atributos, %dmg equip ou buff.
Exemplo: Você usa uma magia que da 20 de dano por fogo. Você tem 100 de int e +50%dmg pelos equipamentos. Dano total será:
20 x { 100%(base) + 100%(int) + 50%(percent dmg) } = 20 x 250% = 50 de dano ( contra resist 0 )
range">2. Dano aumentado por uma quantia fixa
É a outra maneira principal de aumentar dano, simplesmente adicionando o valor ao dano total de cada golpe.É muito útil para magia de pouco AP e dano, como Leek Pie e Coin Throwing. Apesar disso vai se tornando menos útil conforme o dano básico da sua magia ou arma aumenta.
Exemplo:Você usa a magia Coin Throwing e da 6 como dano base.Você possui 130 de sorte e um bônus de +10dmg pelo equipamento.Primeiro a sorte entra em efeito e só depois o +dmg.
(6 x 230%)+10= 23.8, como o dano sempre é arredondado para baixo, o total é de 23 de dano.
Há mais 3 modificadores que devem ser levados em conta
range">3. Pericias com Arma
As pericias funcionam um pouco diferente. Elas aumentam como na descrição, seu dano em 35% com a arma escolhida.
No entando é um aumento percentual especial, ele literalmente multiplica o seu dano total enves de se somar como se fosse um atributo. Enves de dar +35 de atributos, realmente aumenta 35% o dano. Por isso pericias são tão importantes se você pretende dar dano com armas.
Todos os outros modificadores exceto +dmg são aplicados antes, oque potencializa o poder da pericia.
Exemplo: Digamos que você use uma espada com dano 10~20 do elemento neutro e tenha 100 de força:
Sem pericia:[10x200%]~[20x200%]=20~40
Com pericia[10x200%]x135%)~([20x200%]x135%)=27~~54
Com 300 de Força:
Sem pericia: [10x400%]~[20x400%]=40~80
Com pericia: ([10x400%]x135%)~([20x400%]x135%)=54~108
E conforme seu modificador de atributo e %dmg aumenta, melhor se torna o efeito da skill.
range">4. Proficiencia de Classe
Cada classe tem afinidade com um certo tipo de arma ( ou com nenhuma no caso dos sacriers), e sofre penalidade com todas as outras.
A principio funciona igual a pericias, só que diminuindo seu dano, sendo aplicada após todos os outros fatores, menos +dmg.
O diferente aqui é que, quando uma pericia é usada, esses valores se somam invés de se multiplicarem, se você tem penalidade de -10% e usa uma pericia nível 6 (+35%), o total será: (Dano Base x 125%)+(bônus de +dmg).
range">5. Bônus de Crítico
Todas as armas e a maioria das magias possuem uma chance de dar critico e um bônus no dano quando isso acontece. A principal diferença é que no critico de uma arma, o valor descrito como Bônus de golpes críticos da arma é somado ao dano Min e Max da arma. Já magias simplesmente mudam de valor e até de efeito durante um critico.
Essa modificação no dane base das armas pode acrescentar MUITO dano a um golpe, principalmente se a pericia estiver em uso também. Isso faz com que esse tipo de bônus seja o mais poderoso na hora de aumentar dano de qualquer arma.
Exemplo: Uma arma com dano 10~20 do elemento neutro com uma chance de critico (1/30) e bônus de golpes críticos (+10). Lembrando que esse bônus não muda sua chance de 1/30 para 1/20, esse é o bônus de dano causado durante críticos.
Durante um critico o dano da arma muda para (10+10~20+10)=20~30, ou seja o dano Maximo antigo se torna o Mínimo atual. Possibilitando causar muito mais dano do que você jamais causaria em um golpe non-crit.
Parte 2- Dano Médio Básico (DM
O que é dano médio? Bem simples, é o meio absoluto entre o dano básico mínimo e maximo de uma arma. É claro, uma informação muito útil de se saber sobre as magias que você gosta de usar, assim você pode ter uma idéia de quanto dano vai dar. Mas nesse guia, essa informação vai servir principalmente para saber se equipamentos de %dmg ou+dmg são melhores, ou uma combinação de ambos.
A principio pode parecer que basta somar o danos min e max e dividir por dois.
Mas ta faltando algo não? E o crítico? Esse é o momento em que é importante considerar sua chance de críticos. Dependendo da chance de critico e do bônus, isso faz uma diferença gigantesca no dano médio.
Como faremos então?
1º-Calcule o DMB para a magia/arma sem crítico
2º-Calcule o DMB para a magia/arma com o bônus de critico
3º-Consideramos que apenas 1 ataque a cada tantos é crit e fazemos a conta
Ex: Flecha Chama, Nível 5, Crit Rate 1/35, Dano 10~22
1º- DMB sem bônus crit: 16
2º- DMB com bônus crit: 26
3º- 1 golpe a cada 35 será critico, os outros 34 teram dano normal, portanto:
{(16 x 34) + 26} / 35 = (544 + 26) / 35 = 570 / 35 = 16.25 aproximadamente
Note que por causa da baixa chance, o DMB mudou pouco, mas com uma chance superior, poderia mudar muito.
Parte 3- Valor Equivalente de Dano(VED)
A parte mais legal do guia, onde calculamos oque é melhor para aumentar o dano, %dmg ou + dmg.
Vejamos assim, dependendo do DMB você precisa de uma quantidade diferente de %dmg para causar 1 ponto de dano a mais.
Exemplo: A Flecha Chama da explicação anterior tem DMB 16,25 , isso significa que para aumentar 1 (um) de dano nessa magia, você precisa de 6,15 de int.
(16,25 x 6,15% = 1 aproximadamente )
VED = Quantidade de %dmg que corresponde a +1 dano.
Como calcular VED? Bem simples.
VED=100/DMB
Agora que você sabe como %dmg e +dmg estão relacionados, fica fácil medir qual equipamento e/ou buff te da mais dano considerando a(s) magia(s) que você gosta de usar.
Mais 2 exemplos, bem extremos:
Supondo que você goste de jogar torta nos outros:
Torta de Alho (Nível 3, Dano 1~3, DMB: 2)
VED=100/2=50
Análise: 50 pontos de inteligência correspondem a +1 dano.Ou seja, um atooin +10 dano corresponde para leek pie a um miau +500 INT( que não existe).
Agora, se você gosta de arrancar pedaço dos inimigos:
Ataque Letal (Nível 5,Dano 40~60, DMB:50)
VED=100/50=2
Análise: 2 pontos de força equivalem a +1 dano.Ou seja, um miau +80 FOR equivale a um atooin +40 dano ( que graças a deus também não existe).